14/04/2017

Felicidade: o estado natural de ser.

P. Como obter a felicidade?


R. A felicidade não é um estado a se atingir. O desejo de felicidade vem do sentimento de insatisfação. E isso pertence ao ego. Para se obter a felicidade, não é preciso conquistar algo novo, mas apenas livrar-se da ignorância, que faz crer na infelicidade. A vítima dessa ignorância é o ego. Ao destruir-se o ente ego é que a felicidade perfeita aparece naturalmente.

Muitas pessoas procuram a felicidade em novas aventuras, descobrindo novas regiões, encontrando objetos raros e curiosos. Tudo isso lhe desperta grande paixão. Mas onde elas podem encontrar a felicidade? Nelas mesmas e em nenhum outro lugar. Não é preciso procurar a felicidade fora do Ser.

Todos têm o desejo de ser felizes, protegidos de todo sofrimento. Procuram também se livrar de todas as doenças do corpo e, a seu próprio modo, conservar um grande amor, sem o qual creem 
não ser possível a felicidade. No sono profundo, ainda que tudo tenha desaparecido, cada um tem a experiência da felicidade. Entretanto, devido à ignorância de sua verdadeira natureza, os homens preferem agir de acordo com a crença errônea de que o caminho da felicidade consiste em obter prazeres terrestres e celestes. O prazer que termina em dor é ainda a infelicidade, e o homem sábio prefere evitá-lo. As modalidades do prazer são a busca do objeto do desejo não satisfeito e a alegria de possuir o que se deseja.





Fonte: livro - Ramana Meu Mestre.
                       Sri Maha Krishna Swami.
 

Nenhum comentário: