19/07/2013

O ego profano




O ego profano é todo mal que existe. Dele decorrem todos os males que atormentam os seres humanos, porque ele é a atribulação constante perseguida pelo medo, pela esperança, ansiedade, insatisfação, remorso, apego à tristeza e é destinado a morrer.

Porém, para a maioria dos seres deste planeta, o ego é considerado como algo muito precioso, e preferem os males dos ciclos imensos de sofrimentos a viverem na felicidade perfeita, livres do ego usurpador.

O ciclo vicioso de nascimentos e mortes é sustentado apenas pela inconsciência espiritual, que não é diferente do ego. O ego é a própria morte, porque ele é a negação da Verdade Suprema. Separado do ego, não existe o nascimento nem a morte. Existe só o Ser Real, a Consciência Pura, o que realmente somos.

O ego é a ignorância primordial. É o impostor que tenta usurpar a realidade do Ser. Mas quando o Ser é realizado, o ego se extingue e a ignorância é extinta junto com ele. O Ser não é sentido em sua plenitude por nenhum dos estados mentais que são impostos pelo ego e suas criações. O Ser Supremo é a única verdade que se automanifesta. Por sua Luz, todo o mundo é iluminado. Mas ele é desconhecido porque é obscurecido pelo ego. O que é preciso fazer é remover o ego e suas criações e assim permanecerá apenas o Ser Supremo. Sentir a plenitude do Ser é existir sem egoísmo..."

Fonte: Verdade Suprema
             Sri Maha Krishna Swami

Nenhum comentário: